No Bairro da Bela Vista<br>move-se montanhas

LUSA

Image 21560


Jerónimo de Sousa esteve na manhã de domingo, 30 de Outubro, no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, um bairro de renda social, da responsabilidade da Câmara Municipal, onde residem cerca de seis mil pessoas. Com esta acção, o PCP pretendeu valorizar a luta dos moradores contra aquela que ficou conhecida por «lei dos despejos», da autoria do anterior governo PSD/CDS e as alterações introduzidas já este ano na Lei da Renda Apoiada, mais favorável aos inquilinos.

A visita iniciou-se com a passagem pelo espaço «A Nossa Casinha», onde os moradores tiveram a oportunidade de realçar à delegação comunista – que para além do Secretário-geral englobava eleitos do PCP e da CDU na Assembleia da República, na Junta de Freguesia de São Sebastião e da Câmara Municipal de Setúbal – as actividades culturais e sociais que promovem neste espaço, que ocupa um apartamento de quatro divisões num rés-do-chão de um dos muitos prédios do bairro. Esta iniciativa enquadra-se no programa municipal «Nosso Bairro, Nossa Cidade», que fomenta a participação das populações de diversos bairros do concelho em decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito.

Para além da participação na tomada de decisões, os moradores são também estimulados a empenhar-se na sua concretização, numa lógica de – nas palavras do município – «formação de lideranças e de mobilização popular». Este programa organiza-se em cinco eixos de prioridade: intervenção com jovens; educação, formação e emprego; imagem e visibilidade; vida em comunidade; promoção da participação das pessoas.

Jerónimo de Sousa passou ainda por um dos prédios em que funciona um condomínio com representantes eleitos pelos moradores e no qual é visível um conjunto de melhorias na limpeza, na realização de pequenas reparações e, de forma mais geral, na sua manutenção.

Solidariedade e unidade

A visita terminou com uma sessão pública na sede do programa «Nosso Bairro, Nossa Cidade», que começou com a actuação de um grupo de dança juvenil. Vários moradores deram aí nota de muitas das iniciativas desenvolvidas pelas comunidades locais e da acção em defesa das alterações à lei de renda apoiada, saudando o apoio constante do PCP e das autarquias de maioria CDU no concelho de Setúbal, particularmente a Junta de Freguesia de São Sebastião (onde se localiza o bairro) e a Câmara Municipal.

Na sua intervenção, o Secretário-geral do Partido começou por agradecer aos moradores a forma «generosa, aberta e solidária como receberam o PCP no vosso bairro, como nos mostraram as vossas casas, o vosso trabalho, a extraordinária evolução que a Bela Vista teve», acrescentando que o PCP tem «aprendido muito» com a forma como demonstraram que «a solidariedade, a unidade, a dignidade podem transformar um bairro inteiro».

Valorizando o facto de a população do Bairro da Bela Vista nunca ter desistido de lutar «contra as alterações à lei da renda apoiada, nem mesmo quando parecia que o governo do PSD e do CDS estava de pedra e cal e que tinha toda a força do mundo», o dirigente comunista realçou ainda que essa luta revela como a «unidade, a persistência e a organização podem mover montanhas». Jerónimo de Sousa apelou aos moradores para que continuem a confiar na sua força para que, «unidos e organizados, tomarem nas vossas mãos os destinos das vossas vidas, não só sobre a casa e o bairro, mas também sobre o emprego, a escola, a saúde, os transportes, sobre a sociedade em geral». O que a experiência do Bairro da Bela Vista mostra igualmente é a importância de ter no poder local quem esteja ao lado das populações e da justiça.




Mais artigos de: PCP

<font color=0093dd>Tribuna do Congresso</font>

Os textos enviados para a Tribuna do Congresso devem ter um máximo de 60 linhas dactilografadas a 60 espaços (3600 caracteres, espaços incluídos). A redacção do Avante! reserva-se o direito de reduzir os textos que excedam estas dimensões, bem...

Instrumento de reforço do Partido

No distrito de Viseu, pode dizer-se que a campanha de difusão do Avante! começou mais cedo. Em 2015, na Assembleia da Organização Regional do Partido, contava-se entre as decisões assumidas o aumento de 50 por cento no número de jornais vendidos no...

Energias redobradas

Avaliando as eleições de dia 16, a Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP considera que o resultado da CDU dá melhores condições para «continuar a luta por um projecto de futuro» para o arquipélago.

Medidas urgentes para a saúde

O PCP exige «medidas urgentes» para inverter a degradação do Serviço Nacional de Saúde em Vila Real, distrito onde a prestação de cuidados aos utentes «está doente».

Reforma da floresta passa<br>ao lado dos problemas

O PCP comentou através de um comunicado do seu Gabinete de Imprensa emitido no dia 28 de Outubro a «Reforma do Sector Florestal» aprovada na reunião do Conselho de Ministros realizada na véspera, na Lousã. Pelas orientações apontadas,...

O Militante destaca XX Congresso

«Rumo ao XX Congresso do Partido» é o título de capa e do artigo de abertura da edição de Novembro/Dezembro de O Militante, a partir de hoje à venda, onde se reflecte também sobre a intervenção nas empresas e locais de trabalho, o socialismo e o...